Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O QUATI E OUTROS CONTOS - FIDENCIO BOGO

Uma das coisas que mais tenho proveito em vestibulares são os conteúdos que extraio dos livros que eles determinam...
  Adquiri a obra a pedido da UFT (Universidade Federal do Tocantins) para ingresso em 2010.


  O estilo do livro é o que eu mais gosto. Pequenas Cronicas,Histórias, achei gratificante adquirir esta obra , pois conheci uma grade figura. FIDENCIO BOGO.
  Achei interessante a forma de que o autor se expressa em seus textos,descritos no livro..um autor de característica direta no que fala,e totalmente critico na hora certa, e humorístico, o homem sabe o que faz..
O autor não hesitou em criticar sobre as ‘’leis e seu criadores’, ele tem repulsa por uma lei falha, principalmente a se tratar sobre a área que ele atua...’educação’.
 Está já é a 3° edição de ‘o quati e outros contos’, e o primeiro livro de Fidencio Bogo que eu li.

Como sempre faço antes de ler um livro,leio primeiramente sobre a vida e obra do autor..fiquei impressionado com o Biografia que ele carrega..
Só para se ter uma idéia,ele foi o primeiro professor contratado pela ULBRA de palmas em 1993.

      Achei legal o fato do autor ter escolhido o nome da obra como 'O QUATI E OUTROS CONTOS"...
A capa do livro tem uma ligação direta com o Tocantins, região do autor. Ele não hesitou em destacar a figura do
quati em seu livro..Dá uma imagem de regionalismo, animal típico da região do Tocantinense.
A obra é um conjunto de 12 crônicas, que juntas formam um belo livro..
Um livro de linguagem simples e direta, pode ser lido com perfeição sem nenhuma dificuldade por qualquer classe de leitor.,sendo assim o livro não se torna em um fardo nas mãos do leitor.

   Fidencio Bogo é um dos grandes escritores espalhados por esse grande Brasil. Histórias e livros são o que não faltam.

                                                                                            ''10 "

4 comentários:

  1. Sou filha do Fidêncio Bogo e gostei muito dos seus comentários sobre ele.
    Eu fiz um blog para ele em 2009 e abandonei, mas agora retomei e pretendo manter atualizado, com conteúdo de obras publicadas e de obras inéditas.
    Endereço do blog: http://fidenciobogo.blogspot.com/

    Madianita Bogo Marioti

    ResponderExcluir
  2. Oi meu querido Tio!
    Não esqueço que quando adolescente quase mocinha vc fazia versos pra mim... e um dizia assim: cabelo liso sinal de pouco juizo.. e brincava com as palavras usando as partes do corpo... nunca vou esquecer que conheci panetone que o tio trouxe da itália e o livro meus 12 anos que por muitos anos ficou na nossa casa. Te amo muito... que Deus o abençoe e conserve por aqui muitos anos ... Lourdes Maria

    ResponderExcluir
  3. Olá, por favor preciso de uma informação, onde faleceu e foi registrada a mãe dele? Ermínia Demarch
    Agradeço se enviar a informação para meu email: quefalacomjuh@hotmail.com

    Estou procurando, mas está difícil de encontrar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá. Sou professor de Língua Portuguesa em escolas públicas da prefeitura de Belo Horizonte e gostaria de usar o texto Nóis Mudemo, que achei muito rico pra trabalhar com meus estudantes. Gostaria de indicar a fonte conforme a abnt, mas não tenho informações sobre em que livro o texto foi publicado originalmente. Alguém poderia me fornecer esses dados? Acho importante que as pessoas saibam que o autor produziu mais textos desse nível!!

    ResponderExcluir